TSE NO TIKTOK
ENTRETER E OPORTUNIZAR CIDADANIA
Palavras-chave:
Tiktok, Mídia digital, democraciaResumo
O objetivo deste artigo é contextualizar o crescimento do aplicativo TikTok como plataforma de comunicação digital publicitária e em seguida de forma breve analisar o perfil da conta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste aplicativo, buscando identificar se o teor das mensagens são compatíveis com a natureza institucional do órgão. Esse artigo, inicialmente,discorre a respeito da posição do tempo presente como pertencente à narrativa histórica, entrelaçando conceitos sobre velocidade e história oral. Em seguida, apresenta os dados do crescimento do TikTok no período da crise pandêmica que se instaurou no Brasil a partir de março de 2020. Posteriormente, faz uma análise a respeito da decisão do TSE em criar uma conta nesta plataforma, abordando os principais motivos dessa escolha a partir de dados fornecidos pelo próprio orgão. Por fim, apresenta o resultado do uso do TiKTok do TSE nas últimas eleições, em especial no momento de engajamento de jovens eleitores no alistamento para a votação do ano passado.
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