Ferramentas para a democracia: uma análise do programa Eleitor do Futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.71381/ph17jh72

Palavras-chave:

Educação para cidadania, Programa Eleitor do Futuro, Teoria Política Contemporânea, Teorias da Democracia, Participação Política

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise do Programa Eleitor do Futuro, uma ação de educação para cidadania e participação política, realizado pelas Escolas Judiciárias Eleitorais, a partir das perspectivas das teorias procedimental e deliberativa da democracia. O objetivo é compreender o papel do programa enquanto ferramenta de promoção da cidadania e de fortalecimento da democracia brasileira. A análise conclui que o programa atua como potente ferramenta de impulsionamento do processo democrático, alinhando-se aos conceitos de Schumpeter e Dahl, ao munir os jovens com o conhecimento necessário sobre as instituições democráticas e o processo eleitoral para exercerem ativamente seus direitos e deveres de cidadãos. Além disso, o estudo demonstra que o Eleitor do Futuro possui potencial deliberativo ao incitar os jovens ao pensamento crítico e formação de preferências individuais, conforme teorizado por Rawls e Habermas e sintetizado por Avritzer. Contudo, a análise também demonstra as limitações no âmbito deliberativo, geradas pela natureza formal e institucional do programa, impedindo-o de ser um espaço de discussão livre e orgânica. Dessa forma, o artigo oferece um novo arcabouço de análise  para programas de educação para cidadania, evidenciando seu potencial para o fortalecimento das bases democráticas do Estado brasileiro.

Referências

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE ALAGOAS. Programa Eleitor Jovem e Eleitor do Futuro. Maceió: TRE-AL, [s.d.]. Disponível em: https://www.tre-al.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/programa-eleitor-jovem-e-eleitor-do-futuro. Acesso em: 23 jul. 2025.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS. Eleitor do Futuro. Belo Horizonte: TRE-MG, [s.d.]. Disponível em: https://www.tre-mg.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/eleitor-do-futuro. Acesso em: 23 jul. 2025.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO. Eleitor do Futuro. Rio de Janeiro: TRE-RJ, [s.d.]. Disponível em: https://www.tre-rj.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/programas-sociais/eleitor-do-futuro?tab=ancora-1. Acesso em: 23 jul. 2025.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO. Projeto Eleitor do Futuro, [s.d.]. Disponível em: https://www.tre-pe.jus.br/institucional/projetos-sociais/projeto-eleitor-do-futuro. Acesso em: em: 23 jul. 2025.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL. Informações sobre os Programas da EJE-DF. [s.d.]. Disponível em: https://www.tre-df.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/projetos-e-programas-da-ejedf/informacoes-sobre-os-programas-da-eje-df. Acesso em: 23 jul. 2025.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO. Cidadania. [s.d.]. Disponível em: https://www.tre-sp.jus.br/institucional/ejep/cidadania. Acesso em: 23 jul. 2025.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SANTA CATARINA. Eleitor do Futuro. [s.d.]. Disponível em: https://www.tre-sc.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/cidadania/eleitor-do-futuro. Acesso em: 23 jul. 2025.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL. Curso Eleitor do Futuro. [s.d.]. Disponível em: https://ava.tre-rs.jus.br/ejers/course/view.php?id=31. Acesso em: 23 jul. 2025.

SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

DAHL, Robert. Poliarquia: Participação e Oposição. São Paulo, Edusp, 1997. pp. 25-50

AVRITZER, Leonardo. “Teoria Democrática e Deliberação Pública”. Lua Nova, 50, 2000, pp. 25-46.

Downloads

Publicado

2026-01-07