USO INDEVIDO DA PUBLICIDADE INSTITUCIONAL EM PERÍODO ELEITORAL

Authors

  • DANIELLE MARQUES DE SOUZA Author

Keywords:

Publicidade institucional, uso indevido, período eleitoral

Abstract

O presente artigo científico discorre sobre o uso indevido da publicidade institucional em período eleitoral e seus reflexos no sistema democrático brasileiro. A pesquisa analisa esta modalidade de conduta vedada a agentes públicos sob o viés do abuso, e, aponta as espécies de responsabilização previstas na legislação de regência. Os estudos realizados demonstram a lesividade da conduta, apta a macular a legitimidade das eleições, por vulnerar o princípio da igualdade de oportunidades entre os players do processo eleitoral, em prejuízo do interesse público e da vontade do eleitor.

Author Biography

  • DANIELLE MARQUES DE SOUZA

    Advogada, pós-graduada em Direito Eleitoral pela Universidade Cândido Mendes. Atual
    Coordenadora Institucional da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político - ABRADEP. Membro da Comissão de
    Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB Nacional. Membro das Comissões de Direito Eleitoral e Direito
    Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho Seccional do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Comissão
    de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho Seccional do Distrito Federal.

Published

2025-01-07