ELEIÇÕES NAS ENTIDADES DESPORTIVAS

A INTERVENÇÃO ESTATAL E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Authors

  • GERALDO JOSÉ PIANCÓ JUNIOR Author
  • BÁRBARA MANUELA CARVALHO DE MAGALHÃES BRAVO Author

Keywords:

Desportos, colégio eleitoral, Estado, intervenção

Abstract

O presente trabalho objetiva analisar como se dão as eleições nas entidades esportivas brasileiras, cujos dirigentes historicamente perpetuam-se no poder por longos períodos de tempo, e a possibilidade da atuação do Estado a fim de viabilizar uma democratização do colégio eleitoral de tais organizações e do resultado de suas eleições, tendo em vista a importância alcançada pelos desportos na atualidade. Observados casos concretos, a legislação em vigor e a opinião de profissionais que atuam na Justiça Desportiva, entende-se que num Estado democrático deva haver uma mínima intervenção, porém, para que haja a ampliação e a democratização de determinados colégios eleitorais podem necessitar de ações estatais. Considera-se um tema relevante para o próximo mandato presidencial e para a próxima legislatura do Congresso Nacional.

Author Biographies

  • GERALDO JOSÉ PIANCÓ JUNIOR

    Bacharel em Direito (UNESA); pós-graduado em Direito Público (UNESA); mestrando em Ciência Jurídica Forense, Universidade Portucalense, cidade do Porto (Portugal). Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

  • BÁRBARA MANUELA CARVALHO DE MAGALHÃES BRAVO

    Licenciada, Mestre e Doutora em Direito; professora do Mestrado em Ciência Jurídica Forense da Universidade Portucalense, cidade do Porto (Portugal), Unidade Curricular: Processo Administrativo e Tributário.

Published

2025-01-07