A COMUNICAÇÃO DOS PRESIDENCIÁVEIS NAS REDES SOCIAIS (BRASIL, 2018)

Autores/as

  • FREDERICO FRANCO ALVIM Autor/a
  • VOLGANE OLIVEIRA CARVALHO Autor/a

Palabras clave:

propaganda eleitoral, redes sociais, Eleições de 2018

Resumen

O presente trabalho se destina a analisar a comunicação dos presidenciáveis que disputaram a eleição de 2018, através da análise das postagens que realizaram no Facebook e no Instagram. Foram analisadas todas as postagens realizadas no período eleitoral, classificando-as como racionais ou emocionais conforme seu conteúdo possua ou não dramaticidade. Também foram classificadas em propositivo (apresentação de soluções para os problemas do país), negativo (crítica a partidos e candidatos) e neutro (impossibilidade de inclusão nos enfoques anteriores). Ao final, é apresentado um quadro detalhado da propaganda eleitoral realizada em redes sociais, uma modalidade de publicidade que passou a ser protagonista do ambiente político brasileiro.

Biografía del autor/a

  • FREDERICO FRANCO ALVIM

    Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA). Doutor em Ciência Política (Ulisboa). Mestre em Direito (UNIMEP). Especialista em Direito e Processo Eleitoral (UFG). Experto em Direito Eleitoral (UNAM). Ex-Assesor-Chefe da Assessoria Especial da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral. Membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP).

  • VOLGANE OLIVEIRA CARVALHO

    Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Mestre em Direito (PUCRS). Doutorando em Políticas Públicas (UFPI). Professor de Direito Eleitoral em nível de Pós-Graduação. Secretário-Geral Adjunto da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP).

Publicado

2025-01-07