MICROTARGETING ELEITORAL E OS RISCOS À DEMOCRACIA REPRESENTATIVA

Autores/as

  • RODRIGO NÓBREGA FARIAS Autor/a
  • AFRANIO NEVES DE MELO NETO Autor/a

Palabras clave:

Democracia, Microtargeting, Dados Digitais

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de fomentar o debate sobre os novos mecanismos tecnológicos utilizados nas campanhas eleitorais, notadamente as técnicas de microtargeting, algoritmos, big data, filtros de georreferenciamento, dark patterns, filter bubble, psychometrics profiling, chilling effect e refletir sobre os impactos e riscos de seu emprego à democracia representativa.

Biografía del autor/a

  • RODRIGO NÓBREGA FARIAS

    Pós Doutor em Direito Público pela Universidade Paris I – Pantheón Sorbonne. Doutor em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor da Universidade Estadual da Paraíba. Advogado. Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Membro do Instituto de Direito Eleitoral da Paraíba (IDEL).

  • AFRANIO NEVES DE MELO NETO

    Advogado, mestrando em direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP-DF), Pósgraduado em Direito Eleitoral e Processual Civil pela PUC-MG. Membro do Instituto de Direito Eleitoral da Paraíba (IDEL).

Publicado

2025-01-07