TSE NO TIKTOK

ENTRETER E OPORTUNIZAR CIDADANIA

Autores/as

  • KÁTIA ADRIANA FALCÃO PEREIRA Autor/a

Palabras clave:

Tiktok, Mídia digital, democracia

Resumen

O objetivo deste artigo é contextualizar o crescimento do aplicativo TikTok como plataforma de comunicação digital publicitária e em seguida de forma breve analisar o perfil da conta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste aplicativo, buscando identificar se o teor das mensagens são compatíveis com a natureza institucional do órgão. Esse artigo, inicialmente,discorre a respeito da posição do tempo presente como pertencente à narrativa histórica, entrelaçando conceitos sobre velocidade e história oral. Em seguida, apresenta os dados do crescimento do TikTok no período da crise pandêmica que se instaurou no Brasil a partir de março de 2020. Posteriormente, faz uma análise a respeito da decisão do TSE em criar uma conta nesta plataforma, abordando os principais motivos dessa escolha a partir de dados fornecidos pelo próprio orgão. Por fim, apresenta o resultado do uso do TiKTok do TSE nas últimas eleições, em especial no momento de engajamento de jovens eleitores no alistamento para a votação do ano passado.

Biografía del autor/a

  • KÁTIA ADRIANA FALCÃO PEREIRA

    Doutoranda em História do Brasil (PPGH Universo), mestre em História do Brasil (Universo), especialista em Gestão de Comunicação de Varejo (UFRJ). publicitária, professora e multiplicadora Educamídia. Atua há mais de 20 anos no mundo corporativo e educacional do ensino superior, nos quais pesquisa as relações entre comunicação, mídia e a participação de instituições politicas nos diversos ambientes digitais e virtuais.

Publicado

2025-01-07