É FATO OU FAKE? COMO O ELEITOR PODE SE DEFENDER DAS NOVAS FORMAS DE DISSEMINAÇÃO DE DESINFORMAÇÃO POLÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS COVID-19

Autores

  • SHIRLEY DE JESUS OLIVEIRA PEREIRA Autor

Palavras-chave:

Fake News, Internet, Eleições, formas de proteção, Covid-19

Resumo

Este trabalho demonstra que as Fake News ganharam força no cenário político brasileiro nos últimos anos e que, no contexto da pandemia do Coronavírus Covid-19 e da utilização da Internet mais frequente para comunicação, elas ganharam cada vez mais espaço. Tem a intenção de demonstrar que as Fake News serão utilizadas nas campanhas eleitorais municipais de 2020 e, que, portanto, o eleitor deve buscar formas de se defender desse tipo de desinformação. O método de abordagem é o hipotético-dedutivo e a técnica de pesquisa essencialmente bibliográfica.

Biografia do Autor

  • SHIRLEY DE JESUS OLIVEIRA PEREIRA

    Graduada em Relações Internacionais pela PUC/GO. Pós-graduada em Direito Eleitoral pela FMP – Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Componente do grupo de pesquisa Sociedade da informação e “Fake Democracy”: os riscos à liberdade de expressão e à democracia constitucional da FMP. Técnica Judiciária no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2025-01-07