A AÇÃO POPULAR COMO INSTRUMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Autores

  • ARTHUR MAGNO E SILVA GUERRA Autor
  • LAYNE BARBOSA DE FARIA Autor

Palavras-chave:

Ação Popular, Corrupção, Democracia, Cidadania

Resumo

Mecanismos coletivos de combate à corrupção e efetivação dos direitos fundamentais vêm ganhando destaque no cenário jurídico. Nessa toada, deve- se remeter à Ação Popular, instrumento constitucional da qual dispõe o cidadão, para o controle da Administração Pública, especialmente, no combate à corrupção. Reconhece-se, no estudo, que o instrumento concretiza e efetiva a própria Democracia, pois é por meio dela que qualquer cidadão pode exercer o controle direito da res publica. Serve, portanto, ao combate à corrupção e, consequentemente, aos atos ilegais e lesivos aos cofres públicos. Nessa relação, faz-se o estudo da corrupção como fenômeno social e político, bem como a delineação da Ação Popular como relevante instrumento democrático de controle social.

Biografia do Autor

  • ARTHUR MAGNO E SILVA GUERRA

    Advogado e Sócio-Diretor do Escritório Arthur Guerra e Sociedade de Advogados. Professor das disciplinas de Direito Constitucional e Direito Eleitoral da Escola de Direito do Centro Universitário Newton Paiva e da Faculdade de Direito Milton Campos. Doutor em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Últimas publicações: GUERRA, Arthur Magno e Silva; CRUZ, Álvaro Ricardo de Souza ; DUARTE, Bernardo Augusto Ferreira . A busca da (falsa) verdade: análise da (in)segurança em decisões eleitorais. Uma breve (re)construção do Direito. 1ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018, v. 1, p. 49-76.

  • LAYNE BARBOSA DE FARIA

    Estagiária acadêmica do Escritório Arthur Guerra e Sociedade de Advogados. Discente da Escola de Direito do Centro Universitário Newton Paiva. Últimas publicações: GUERRA, A. M. E. S. ; FARIA, L. B. . Inelegibilidade Relativa: Os dispositivos constitucionais interpretados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Direito Eleitoral: 30 anos de democracia. 1ed.: , 2018.

Downloads

Publicado

2025-01-07